sábado, 16 de março de 2013

Post comemorativo: João, o gatão!

As publicações dos depoimentos tem tido uma repercussão muito bacana. As histórias de amor, de garra, de superação, de fé estão ajudando algumas pessoas a entender que não existe diferença no amor de pais por seus filhos. Não importa como eles são... filhos são sempre amados, independente de qualquer coisa.

O que existe demais no mundo, infelizmente, é ignorância. E é esse monstro que nos faz sentir tanto medo... Que nos deixa angustiados quando pensamos no futuro dos nossos filhos. Eu atribuo à ignorância uma boa parcela do nosso medo, do nosso susto, de algumas rejeições, da falta de aceitação. Porque nada muda... Filho não deixa de ser filho porque nasce com síndrome de Down.

Eu recebi o diagnóstico da síndrome algumas horas após o nascimento do meu Lucas. Momento horrível para qualquer notícia que não seja considerada “boa”. Junto ao “momento pós-parida” e todas as circunstâncias que advém desse momento, a notícia da síndrome se tornou ainda mais amedrontadora... Muitas vezes penso naquele momento e em quanto aquilo me abalou. Pedi perdão ao meu filho muitas vezes... e o melhor, eu sei que o perdão veio e me libertou de muitas culpas.

Lembrando do meu momento, fico imensamente feliz quando conheço pessoas que recebem o diagnóstico intra-útero. Fico mesmo! Sinto até uma invejinha... Porque eles podem se preparar muito melhor. Até o tal “luto” passa mais rápido e após o nascimento, as coisas já estão mais elaboradas e esclarecidas. As emoções não ficam tão confusas...

Então que recebi o depoimento de Fernanda que se descreve como a babona e coruja mãe do João. Fernanda linda que ainda não conheço pessoalmente, mas que ganhou de mim admiração e respeito especiais. João lindo, feliz, filho de um papai apaixonado que o olha com um orgulho que os emociona! João, lindo, filho de uma família feliz, iluminada e cheia de amor para dar.

Amor que vem de dentro

“A chegada de João em nossas vidas se deu de uma maneira MUITO especial. Após cinco anos casados percebemos que faltava alguém para alegrar ainda mais as nossas vidas. Então, planejamos a chegada de João. É isso mesmo, sabíamos que seria um menino e que se chamaria João. Recebemos a grata surpresa do teste de gravidez positivo, que alegria!

A partir daí, iniciamos o pré-natal. Todos os exames e consultas realizados dentro do esperado. Foi quando, na realização do exame de sangue PAPP-A  e Beta HCG livre, por volta da 12ª semana de gestação, obtivemos o resultado de risco fetal elevado para síndrome de Down. Decidimos então realizar a Amniocentese e no dia 26/01/12 recebemos o diagnóstico confirmado de que o nosso príncipe João tinha Síndrome de Down.

Naquele momento o nosso mundo desabou, confesso, por medo do que iríamos enfrentar, por medo do desconhecido. Mas, logo depois, veio a aceitação, afinal ele já precisava muito mais da gente naquele momento! A partir daí foi muito amor, quanto amor! Espalhamos a notícia aos quatro cantos do mundo, queríamos que todos soubessem que o nosso filho era muito mais que especial e que ansiosamente esperávamos a sua chegada!

Em 04/06/12 João nasceu! A maternidade estava cheia de familiares e amigos esperando a sua chegada, que foi muito esperada e naquele momento comemorada!!!

Esse olhar do papai é emocionante!

A saúde do príncipe impressionou a todos e o seu desenvolvimento também. Iniciamos logo as terapias necessárias (afinal, já tínhamos realizado consultas com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, ainda quando grávidos!).

  
Amor que cresce a cada dia!

Hoje, ele está com 8 meses, muito lindo, muito esperto!!! A razão das nossas vidas!!! Todos os dias são azuis quando estamos juntos!!!


Amor que não se mede...

Enfim, se fossemos traduzir tudo isso numa única palavra seria AMOR. E é muito amor gente! Que cresce a cada dia!!!
Agora, diga aí, se não sou um gatão?





10 comentários:

  1. Linda história de amor! Eu vi e vivi cada fato escrito. Me emociono até hoje, lembrando do dia que Nanda me contou que JOÃO Down.

    ResponderExcluir
  2. Ela me disse: "Descobrimos que JOÃO é mais que especial" . Fiquei tão impressionada com a serenidade em sua fala. E percebi, ela quer ser mãe, amar seu filho e ponto!
    Itana

    ResponderExcluir
  3. Oi mãe e pai do feliz João,
    Como é bom ver esta aceitação e amor! Vcs são um exemplo.
    Muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. João é luz na vida de todos que lhe cercam! É nosso príncipe. Me sinto feliz por poder fazer parte de tudo isso. Amo vocês!

    ResponderExcluir
  5. Nosso João é o amor da família!
    Lucas

    ResponderExcluir
  6. História linda Nanda!!! Amor é divino, é Ágape!!! Amar incondicionamente um serzinho lindo e especial como o João é para pessoas especiais!!! Sua história só está começando!!! Mas tenho certeza que será sempre linda!!!
    E tenho que concordar com Itana... Lembro como hoje as palavras usadas para falar da sua doce espera por João!!! E o meu João é super especial!!! Coisa linda...

    Bjão para essa família cheia de amor!!!

    Karla

    ResponderExcluir
  7. Nanda voce e Rildo são pessoas iluminadas, e só pessoas com luz recebem bênçãos. Quando me contou ainda confusa entre o "porque" e o "aceitar" sabia que o meio dessa hitória orgulharia muita gente. Disse o meio pois ela ainda tem muito a viver e me sinto muito feliz de ter e poder fazer parte dela com vocês. Que o amor que os fortalecem sirva de espelho para muitos que ainda são pequenos demais para entender essa grandeza.
    Rose

    ResponderExcluir
  8. Deus escolheu de dedo esse casal maravilhoso, que tem uma sintonia incrivel, que é notorio q a historia de vcs ja estava escrita, nasceram um para o outro, muito lindo...vcs dois são muito especiais e o filhinho de vcs veio de uma uniao fantastica. Fico extremamente feliz c o amor e dedicao dessa familia linda,esse Principe é abencoado!!! Grande bj Nanda, Rildo, D Rosa, Marcel... Que Deus continue iluminando todos vcs. Polly

    ResponderExcluir
  9. Deus escolheu de dedo esse casal maravilhoso, que tem uma sintonia incrivel, que é notorio q a historia de vcs ja estava escrita, nasceram um para o outro, muito lindo...vcs dois são muito especiais e o filhinho de vcs veio de uma uniao fantastica. Fico extremamente feliz c o amor e dedicao dessa familia linda,esse Principe é abencoado!!! Grande bj Nanda, Rildo, D Rosa, Marcel... Que Deus continue iluminando todos vcs. Polly

    ResponderExcluir
  10. Eu já sou uma boba pra chorar. Agora então, estou em "prantos".rs. Linda história! Sempre vi em você uma menina determinda, inteligente,segura e principalmente,com essa sintonia tão grande com as crianças.Já era um indício da mãe especial que você seria. Lembro de você com Yasmin. Do seu amor e cuidado. A "sua irmãzinha". Dinda, muitos momentos marcam a nossa amizade, muitas alegrias, algumas lágrimas, conselhos e muito amor. Sinto uma alegria imensa em fazer parte da vida de vocês e poder compartilhar desse amor tão grande pelo príncipe João. Sinto um misto de emoção e orgulho dessa mulher fantástica que você é! Amo muito vocês! Sory

    ResponderExcluir

Recalculando Rota*

A ideia de escrever esse texto surge de uma necessidade absurda de expressar a minha gratidão. Sim, esse é o sentimento mais marcante dessa...