Bom, começa hoje e eu sei que está em cima da hora, mas não custa nada tentar! Até porque foi a pedido de uma super mãe!
É isso... foi em cima da hora, mas fiquei muito curiosa e vou procurar saber um pouco mais sobre a metodologia que, pelo pouco que vi, tem bons resultados em crianças com paralisia cerebral e com síndrome de Down. Mas, como as famílias de crianças com PC investem mais em desenvolvimento motor, poucos familiares de crianças com síndrome de Down participam do programa... Mas, não podemos desprezar a importância de um bom desenvolvimento motor na vida, na autonomia e na auto-estima de nossas crianças!
É isso... Quem ficou curioso, acessa aqui: http://neuroreadytherapy.com/ e curte a página no Facebook: http://www.facebook.com/NeuroReady
Programa NeuroReady
Este interessante programa de 5 dias de avaliação e tratamento foi criado por Bryan Mattson, MS, OTR/L e Oacy Veronesi OTR/L/C/NDT para crianças com desordens complexas de características físicas, neurológicas ou do desenvolvimento, onde nossos terapeutas trabalham em equipe, utilizando o modelo de intervenção transdiciplinar. Cada terapeuta especializado contribui com sua habilidade para produzir resultados espetaculares em um ambiente sem estresse.
A estrutura do programa é de 4 horas diárias, sendo uma hora de atendimentos com três diferentes terapeutas especializados e uma hora de atividades sociais, alimentação e jogos, além de um tempo para recuperação facilitado por um dos terapeutas. Cada programa é especialmente idealizado de acordo com as necessidades, habilidades e objetivos individuais de cada criança e sua família.
As crianças começam cada dia de tratamento com uma sessão de grupo focada em habilidades sociais, jogos ou alimentação facilitada por nossos especialistas. Isso permite que as crianças fiquem mais tranquilas e receptivas às terapias, tornando-os uma parte ativa do processo de tratamento.
A segunda hora do programa diário centra-se na Organização Sensorial para preparar o sistema nervoso da criança a aceitar e integrar as atividades de manuseio físicos intensivos no decorrer do dia.
Algumas sessões típicas para promover essa prontidão neurológica podem incluir:
As crianças, em seguida, passam para as próximas duas sessões de tratamento ( com intervalos para descanso , água, etc) mais preparadas para receber tratamento físico intensivo usando princípios neuroevolutivos (Bobath) de uma forma lúdica , divertida dos nossos especialistas internacionalmente reconhecidos.
O Programa NeuroReady já foi realizado em Chicago, nos Estados Unidos, em 2014, e em março de 2015 em Salvador, na Bahia, onde acontece o segundo programa nacional de 07 a 11 de dezembro.
Nossos terapeutas especializados ministram cursos e tratam de crianças internacionalmente e são líderes em seu campo profissional. Tratamos a criança levando em consideração seus sentimentos, sua participação no programa e seu contexto familiar.As crianças participantes completam com alegria o programa Neuroready e querem fazê-lo novamente!
Resultados Eficientes
As crianças que participaram do programa intensivo NeuroReady fizeram grandes progressos durante o programa! Fazemos uma avaliação inicial e um relatório ao final do programa, para as famílias identificarem os progressos alcançados, assim como entregamos orientações para casa com instruções para mantê-los.
Nossos Princípios
- 1. O tratamento deve focalizar a criança como um todo dentro de seu ambiente natural.
2. O tratamento deve ser apropriado de acordo com o nível de desenvolvimento, levando em consideração a sua cultura e ser relevante para a criança e sua família.
3. A terapia deve ser sempre divertida e trazer uma experiência agradável para a criança.
4. As crianças, em especial aquelas com distúrbios do movimento, frequentemente têm barreiras ou dificuldades secundárias que muitas vezes não são levadas em consideração, e que devem ser tratadas para não dificultar ou interferir em seu desenvolvimento
Crianças clinicamente estáveis de aproximadamente 3 - 10 anos de idade que tenham condições clínicas de (mas não limitadas a):
- Paralisia Cerebral;
- Infarto neonatal, prematuridade e/ou outra condição neonatal;
- Síndrome de Down ou outros distúrbios genéticos;
- Crianças com deficiências múltiplas como distúrbios motores e distúrbios de atenção e hiperatividade, distúrbios de processamento sensorial, baixa visão ou déficits cognitivos e
- Crianças em processo de reabilitação intensiva para ganho de força muscular e controle postural, após procedimentos clínicos para o tratamento de espasticidade como: alongamento de tendões, bloqueios químicos (aplicação de toxina botulínica) ou rizotomia dorsal seletiva.
Mais informações:
info@neuroreadytherapy.com
www.neuroreadytherapy.com