Essa é uma pergunta freqüente que
me fazem quando converso sobre Lucas: “e na escola, como vai?” ou “como tem
sido ele na escola?”. Ele está ótimo! Muito feliz e satisfeito com a nova rotina escolar, incorporada à sua vidinha desde o ano passado.
É isso: 2014 foi o primeiro ano
escolar de Lucas. E se nesse ano eu tive muitos momentos desgastantes e
cansativos, posso dizer que a escola dos meninos foi o melhor no meu saldo
positivo!
Mateus em uma nova escola, depois
de cinco anos numa mesma escolinha, bem menor em tamanho e quantidade de
crianças. Lucas acompanhou o irmão nessa nova fase. Foram os dois para a mesma
escola. Confesso que meu coração ficou bastante apertado assistindo meus
pequenos chegando naquele mundão novo.
Mateus entrou em uma turma que já
estava formada desde o primeiro ano escolar e meu filhote não é dessas crianças
que abre os braços em um primeiro encontro. Ele é um rapaz tímido. E assim foi
nos primeiros dias... Para completar o quadro, ele entrou naquela fase de
perder os dentinhos, o que o deixou ainda mais sem jeito com os novos amigos
(muitos deles com janelinhas também!). Mas, essa timidez não durou muito
tempo! Mateus logo se enturmou e foi muito feliz em sua nova escola!
E Lucas? Primeiro ano escolar de “Mêlouro”... Como foi isso? Em um primeiro momento, foi muito estranho... Muito confuso. Senti muita angústia, apesar de sentir confiança na equipe da escola, em sua professora e demais profissionais envolvidos. Sei lá... Foi o primeiro momento em que de fato eu me deparava com essa tal de inclusão.
É muito fácil conceituar
inclusão. Para algumas escolas, talvez, seja até fácil praticar a inclusão.
Para outras, um tanto confuso (acham que basta seguir as cotas previstas em lei
e pronto).
Quando eu procurei uma escola
para Mateus, um dos critérios que busquei pontuar foi o modo que a escola
praticava a inclusão. Sim, e encontrei a escola que ele ficou dos nove meses
aos cinco anos e lá eu aprendi um pouco sobre inclusão, mesmo que Lucas não
tenha ido para lá. Principalmente sob a ótica de mãe de uma criança típica que
estava na escola e que no processo ganhou outro filho e “especial”.
Mas, por que eu procurei uma
“escola inclusiva” para Mateus? Porque desde sempre eu queria que meu filho
convivesse com a diversidade, queria oportunizar para ele possibilidades
concretas de conviver com as diferenças. Eu ainda não imaginava que ele teria
um irmão com síndrome de Down...
E então, fomos nós para a escola
nova que desde a entrevista no ano anterior, me acolheu e acolheu meus dois
filhos igualmente. A responsável da escola que me atendeu, respondeu com um
lindo “cada criança é única, né?” e ainda me trouxe alguns exemplos
interessantes sobre a experiência com crianças com síndrome de Down na escola.
Sim, inclusão é isso! É não obstar oportunidades a uma pessoa em decorrência de
sua condição ou necessidade. É acreditar que é possível oportunizar possibilidades
a todas as pessoas, respeitando os seus limites e condições! É conhecer cada pessoa
por seu nome e não por seus rótulos ou estereótipos.
Bom... Mesmo com todo esse
acolhimento, com uma professora linda e que de cara me conquistou, o frio na
barriga era inevitável. Mas, a adaptação de Lucas foi tranqüila e ele
conquistou todos os adultos de sua convivência! Além dos colegas, como eu soube na reunião de final de ano e os pais dos colegas (era nítida a afetividade no olhar de cada um para o meu filhote). Foi lindo ouvir dela os relatos do
dia a dia de Lucas e seus colegas. Alguns (vários) momentos de mordidas,
brigas, empurrões (acho que por ser mãe de segunda viagem, a dor foi mais bem
digerida) aconteceram. E foram muito bem resolvidos. A gente percebe o quanto
eles se gostam e se sentem felizes com as presenças dos amigos nas festinhas e
momentos fora da escola. Criança é assim mesmo, né, gente?! Aprendendo a cada
dia e com uma alegria de aprender que só eles sabem expressar! Cada conquista é
única!
Mas, eu tive lá os meus momentos
ruins... E conversei sobre isso com a professora, também em nosso último
encontro de avaliação do ano. Eu confessei a ela os meus medos e minhas apreensões... E talvez muitas mães não consigam identificar essa dificuldade nelas próprias e aqui eu vou expor o meu sentimento, que não deixa de ser fruto de insegurança, medo e ignorância, mas que eu senti e por isso acho que é válido dividir com vocês. Foi de fato o primeiro momento em que Lucas estaria convivendo em um ambiente em que ele era "diferente" e que não nos teria para auxiliá-lo de perto e de olho em suas "necessidades especiais". Era isso... E isso dá um medo danado! Uma aflição, uma angústia e a necessidade de controlar os sentimentos de se sentir ainda mais acolhida, ouvida... Passei por momentos complicados em mim mesma naquele primeiro semestre, principalmente! Não é algo que eu consiga colocar em palavras para explicar concretamente... O melhor foi poder conversar com a professora e externar os meus medos e anseios de mãe. E ser compreendida.
Sei que terei muitos anos escolares pela frente e estou caminhando, mas estou feliz com a escolha que eu fiz para os meus meninos porque eu vejo a felicidade deles naquele universo que os pertence. Ainda vou escrever muito sobre isso!
Sei que terei muitos anos escolares pela frente e estou caminhando, mas estou feliz com a escolha que eu fiz para os meus meninos porque eu vejo a felicidade deles naquele universo que os pertence. Ainda vou escrever muito sobre isso!
Adorei conhecer o seu blog e as suas histórias, acho tão importante dividir experiencias neste universo da maternidade...e tenho certeza que vc é uma mãe maravilhosa e muito mais que especial aos seus filhos. bj, Marcella.
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