terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Palavras que assustam...

Hoje fui surpreendida, pela primeira vez, com um comentário postado aqui no blog. Depois de mais de um ano escrevendo, hoje li algo que a princípio mexeu comigo de forma negativa, mas depois de respirar, enxerguei como desabafo e exercitei minha compaixão por essa pessoa que, por motivos óbvios, não assinou seu nome. Até confesso a vocês que esperava que um dia isso podeira acontecer. Afinal de contas, quando a gente se expõe de qualquer forma, a gente tem que esperar o que vem do outro lado – nem tudo são flores!

Vamos ao comentário que vou copiar aqui exatamente como fora escrito: “Não acho que ser diferente é normal se fosse normal ter uma criança ter sd, a grande maioria da mães não ficariam triste quando descobrem que seu bebe tem sd, e também essas crianças estimulação precoce elas mesmo aprederiam sozinhas com as outras.Não acho que isso seja presente de Deus mais sim uma maldição, não gostamos simplesmente aceitamos mas se pudecemos voltar atrás para não ter engravidado voltaria para não trazer um ser inocente para sofrer aqui na terra com tanto preconceito.
Ser mãe de criança com sd é moleza tem babá pra cuidar, quero ver ser mãe de sd pobre,sem dinheiro para bancar com as necessidades que uma criança dessas precisa.” (sic).

Li, me assustei, levantei, saí para longe do computador, respirei. Voltei, sentei, e decidi: não, não vou excluir, por enquanto. Vou respondê-lo, como eu mesma escrevi em resposta ao comentário, com o carinho que precisa. Por que? Porque precisa. Precisa de carinho, precisa de compreensão e precisa MUITO da tal paciência... É visível que trata-se de alguém bem abalado, perturbado, e seja lá o que for, acho que precisa do meu apoio sim. Tudo bem, se essa pessoa não ler este post, eu me sinto bem em saber que, pelo menos, eu tentei! E de repente eu consigo atingir outras pessoas que pensam como ela. Vou responder por tópicos:

1. “Não acho que ser diferente é normal” – essa é a pergunta mais difícil e vem logo de primeira... Bom, segundo o dicionário Aurélio, a palavra normal é um adjetivo e significa “De acordo com a norma, com a regra; comum”. E isso responde ao tópico? Lógico que não, porque ainda não consegui entender em nosso mundo tão diverso de negros, brancos, amarelos, pardos, índios, gordos, magros, altos, baixos, etc, o que podemos considerar normal. Bom, mas de fato existe um tal padrão esteticamente aceitável e existem também os tais padrões de desenvolvimento, de aprendizagem, de crescimento, etc. Tratam-se, ao meu ver, de estereótipos. Não é a toa que encontramos tanta gente, em tempos atuais, se tratando de depressões, em busca do tal padrão normal. Para alguns, esse tal padrão é inatingível e, por isso, podemos considerá-lo cruel.

Pois é... Lucas, de fato, não é normal, não está no padrão esteticamente aceito, convive com algumas dificuldades para aprender, tem traços físicos que o caracterizam, além de fisiológicos. E daí? Eu continuo perguntando: quem é igual a quem e, como eu não consigo mesmo responder essa dúvida, peço auxílio dos meus leitores ou quem sabe do próprio “anônimo” que postou o comentário aqui no blog. Por favor, me ajudem!

2. “se fosse normal ter uma criança ter sd, a grande maioria da mães não ficariam triste quando descobrem que seu bebe tem sd” – hummm... é verdade... a gente fica triste mesmo. Tem gente que sente medo (eu senti demais, muito medo de perder o meu filho), tem gente que sente culpa (sinto um pouco disso também, infelizmente...), tem gente que sente nojo de si, tem gente que sente raiva, tem gente que rejeita e larga, tem gente que se sente amaldiçoado, tem gente que não digere e tem gente que simplesmente ama – sim, existe gente que ama! E como! Aliás, vou falar uma coisa, só é possível amar...

Mas, então, por que a gente chora? E quem me viu logo que Lucas nasceu, sabe o quanto eu chorei! A gente chora porque não conhece, porque é ignorante, porque é preconceituoso, porque acha que o mundo acabou, porque não sabe para onde ir, porque se sente só... muito só.  A gente chora e como chora. Conheço gente que se arrepende do tanto que chorou. Eu não me arrependo e não me culpo (viva!) disso, porque sei que as minhas lágrimas estavam repletas de amor. Eu estava preocupada. Muito preocupada com o que eu não conhecia. Preocupada com tantas avaliações, com a expectativa de vida, com cardiopatia... Eu já disse aqui: eu já amava meu filho em meu ventre, por que isso mudaria depois do nascimento? O que haveria de mudar esse sentimento? Eu sei que tem gente que rejeita filhos com deficiência, mas sei também que tem mães que rejeitam filhos quando eles nascem, mesmo sem deficiência – aquela tal de depressão pós parto, conhecem? Um corpo com hormônios em desequilíbrio faz isso com algumas mães, e isso não é “anormal”. Pelo contrário, na atualidade isso tem sido até “normal”, mas velado claro, por causa do que é aceito socialmente: mamães felizes amamentando facilmente seus bebês, lindas, com os cabelos impecáveis e as faces cheias de maquiagem. Capa de revista! Bom, eu não sou modelo, ainda bem! Sou humana, comum e cheias de defeitos e “anormalidades”. Mas, não sou tão ruim assim (risos!). Tento me manter equilibrada frente às adversidades que a vida me apresenta. Sim, eu me acho abençoada por isso. Nunca me senti amaldiçoada.

Preconceito, hum, essa palavra me causa náuseas. Comportamentos preconceituosos que antes já me abalavam, agora me enojam. Mas, uma coisa eu aprendi: preconceito é fruto da nossa ignorância e da nossa incapacidade de amar o próximo e se colocar no lugar do outro de vez em quando. Perco a conta das vezes que estou passeando com o meu galego lindo e que percebo alguns olhares curiosos... bom, quer saber alguma coisa? Aproxime-se e pergunte! Terei toda boa vontade em esclarecer as dúvidas que eu puder e mais, me sinto feliz em poder te dizer que Lucas é apenas mais um filho, com algumas necessidades especiais, mas não difere do amor que eu sinto por ele o amor que eu sinto por Mateus. Os dois são meus filhos amados. E mais, não somos coitados por isso. Somos felizes sim. É possível! Gente, infelicidade deve sentir uma mãe que não consegue alimentar seu filho ou uma mãe que perde seu filho numa casa de show que pegou fogo ou uma mãe que perde seu filho para as drogas. Isso sim é triste.

3. também essas crianças estimulação precoce elas mesmo aprederiam sozinhas com as outras” – esse trecho está um pouco truncado, mas pelo que entendi, a pessoa quis dizer que essas crianças aprenderiam sozinhas sem precisar da estimulação precoce se não fosse a síndrome, será que foi isso? Não consegui compreender, mas é o seguinte, tenho dificuldades até hoje com alguns assuntos, tipo física, química, limites, derivadas, ai... matemática me arrasa. E não me sinto orgulhosa disso não, mas é uma limitação minha. Adoro humanas, mas sou péssima em exatas. Tem gente de todo tipo, né? Canso de ver crianças “normais” em estimulação porque os pais simplesmente não entendem porque elas não aprendem. Canso de ver gente “normal” em depressão porque não se encaixa nos padrões. Bom, é verdade, eles precisam de um pouco mais de paciência, mas quem não precisa?

4. Não acho que isso seja presente de Deus mais sim uma maldição, não gostamos simplesmente aceitamos mas se pudecemos voltar atrás para não ter engravidado voltaria para não trazer um ser inocente para sofrer aqui na terra com tanto preconceito.” – ai, essa parte dá realmente vontade de chorar, mas não por mim, por essa pessoa que (como muitos) pensa desse jeito. Não dá né gente... não consigo sequer comentar, me perdoem. Acho que realmente precisa de ajuda. Eu gostaria muito de ajudar, mas se sentir amaldiçoado, já disse, não é o meu caso. Eu me sinto, de verdade, abençoada com meus filhos, cada um do seu jeitinho. Eles me alegram e me satisfazem todos os dias com suas descobertas e conquistas. É duro saber que tem gente que pensa assim, mas é real. E a culpa é de quem? Da tal ignorância... vamos ter o que? Paciência!

5. “Ser mãe de criança com sd é moleza tem babá pra cuidar, quero ver ser mãe de sd pobre,sem dinheiro para bancar com as necessidades que uma criança dessas precisa” – bom, de fato, algumas terapias que Lucas faz são particulares. Outras são cobertas pelo plano de saúde, que também é caro, é verdade. Mas, sinceramente, conheço tantas famílias endinheiradas que mal acompanham seus filhos nas terapias e, consequentemente, as crianças não evoluem. E conheço mães que buscam alternativas em faculdades, em centros do governo, organizações sociais que acompanham com tanto amor e carinho que os filhos evoluem brilhantemente. Conheço gente com síndrome de Down que vive em cidades desprovidas de estrutura no interior da Bahia e que por terem famílias que os amam e que os estimulam diariamente, que os incentivam e que acreditam neles, os resultados são surpreendentes. Bom, dinheiro gente, para muitas coisas na vida, é necessário e até pode nos dar alguns luxos, mas com certeza não é a fórmula do sucesso. Se eu pudesse pagar os melhores terapeutas, eu pagaria, mas se eu não tivesse amor, se eu não acreditasse no meu filho, de nada isso adiantaria. E a babá? Poxa, o mundo moderno nos fez, mulheres, sair de casa e ir à luta. Mulheres trabalham e muitas precisam que cuidadores para os seus filhos. Independente de deficiência. Terceirizar a educação é o que não dá, nem para a escola. A responsabilidade é nossa. Dia desses comentei com uma amiga que eu gostaria muito de poder trabalhar menos para ficar mais tempo com os meninos, sinto uma inveja daquelas mães que podem estar em casa, percebo que algumas dessas crianças se desenvolvem tão bem... mas, eu não posso... preciso trabalhar. Sustento a casa junto com meu marido, dividimos as contas. Além disso, preciso trabalhar porque gosto disso, mas, não faço hora extra. Cumpro a minha obrigação e me sinto feliz por isso. Fico ainda mais satisfeita e feliz ao chegar em casa e ser recebida com sorrisos alegres, beijos melados e abraços apertados e de poder passar algumas horas da noite juntinhos, brincando ou assistindo até a hora de dormir agarradinhos e cheios de satisfação.

Bom, não sei se todos os pais de crianças com necessidades especiais concordam com o que escrevi aqui. Mas, ao final, me sinto satisfeita e feliz. Satisfeita com o meu desabafo e feliz, porque há algum tempo tenho vontade de escrever algo assim aqui. E para finalizar, vou postar aqui alguns trechos do depoimento de uma mãe, colunista da revista Pais e Filhos com o qual muito me identifiquei:

Depoimento: o enfrentamento.

"Quando soube por meio do diagnóstico pela amniocentese que minha pequena Lorena terá síndrome de Down, não tive uma reação diferente comparada a de outros pais, ou seja, um misto de preocupação, medo, negação e tristeza invadiram meu coração. Logo eu e meu marido contamos para familiares e amigos mais próximos, que nos apoiaram prontamente, sem quaisquer reações com preconceitos ou algo similar. Assim que meu coração acalmou com o remédio chamado tempo, associado a uma boa dose de informação, consegui assimilar a síndrome e falar dela sem derramar lágrimas. Neste momento, percebi que poderia comentar sobre minha filha abertamente, pedindo ausência dos olhares de pesar das pessoas, pois para mim ela é minha segunda filha e nada diferente da primeira.
Ser gestante é, sem dúvida, estar em evidência. Todos, até quem nunca te dirigiu uma palavra sequer, perguntam algo sobre seu filho: sexo, quando nasce, nome etc. Para mim, fica um vazio imenso quando não menciono que ela será especial. Não porque ela será diferente das outras crianças em alguns aspectos e sim para evitar o diagnóstico pós-parto e comentários desagradáveis para uma mãe. Muitos pais de filhos com alguma deficiência são taxados de “coitados” ou “pessoas que estão pagando algum pecado”. Desta forma, revelando logo que serei mãe de uma menina com SD, já emendo a notícia com o fato de eu não estar triste com isso e que minha pequena é tão amada e desejada quanto sua irmã.
Certa vez meu marido me perguntou se eu não estava expondo demais meus sentimentos revelando o diagnóstico dela para todos. Eu acredito que não. Lembrei-me de um fato curioso: na época que o cantor Cazuza se contaminou com o vírus da Aids e ficou muito magro, foi indicado para ganhar um prêmio. Sua mãe indagou: “Filho, você acha válido se expor tanto, mostrando que está doente para o Brasil todo?”. E ele respondeu: “Mãe, na minha música eu digo ‘Brasil mostra sua cara’ e agora eu vou me esconder?”. Achei muito sábio e corajoso da parte do Cazuza e me espelhei nessa afirmação para minha escolha: sim, minha filha terá síndrome de Down e acabou. 
Quando a Revista Pais & Filhos me convidou para ser colunista e revelar detalhes da minha gestação e pós-parto de uma criança com SD não tive dúvidas em aceitar. Queria muito poder escrever meus sentimentos, angústias, soluções, dúvidas e alegrias e assim compartilhar informações com outras pessoas, desmitificando a síndrome e mostrando que eu sou apenas uma mãe, não mais especial que outra. Foi nessa hora que dei uma de Cazuza e mostrei a minha cara, sem medo. Acreditem, foi a melhor decisão da minha vida... Escrevendo, estou desabafando e atingindo positivamente muitas pessoas. Tenho um retorno imenso das minhas palavras, me confortando e dando apoio nesse momento delicado que estou passando. 
Um ponto interessante dos meus relatos na revista foi a quantidade de pessoas próximas a mim que me revelaram ter filhos com algum tipo de síndrome ou deficiência, algo ainda nunca exposto até então. Isso me intriga um pouco, pois eu tive uma reação tão diferente e acho que só colhi benefícios. Não tenho a menor intenção de criticar alguém, até porque cada pessoa reage de um jeito diante de um problema. Mas, sempre me questiono: por que esconder? Até quando esconder? Como esconder? Nunca tive coragem de perguntar a essas mães tais questões tão delicadas.
Finalizo esse meu relato com um conselho: encarem o desafio da sociedade preconceituosa. Mostrem suas fragilidades diante de algum problema e não temam em pedir ajuda ou até derramar algumas lágrimas em público. Isso fortalece e não derruba. Mostrar a cara para o mundo pode não ser o problema e sim solução.
Meu nome é Ivelise, estou na trigésima terceira semana de gravidez de uma menina com SD. Posso dizer com muita convicção: sou uma pessoa muito feliz."
Ivelise Giarolla é médica infectologista do Hospital São Cristóvão e do Centro de Referência DST/AIDS-SP. Mãe da pequena Marina, grávida da segunda princesa Lorena. Feliz.

19 comentários:

  1. Vaneska, há muito tempo que não vejo nem falo com você (até porque mudei de estado)... Não sei nem mesmo se irá lembrar de mim.

    Quando te conheci você não era mãe, acho que nem esperava engravidar. Hoje vi esse link e resolvi acessá-lo, conhecendo um pouco mais do que se passou nesses último 6 a 7 anos da sua vida...

    Só tenho uma coisa para lhe dizer: FANTÁSTICO!!! Depoimento mais que lindo, que veio do coração, da informação e, acima de tudo, da sabedoria de experienciar uma maternidade com esse grau de maturidade e amor.

    Eu lido normalmente com muitas dores, inclusive as da alma e lhe digo, NÃO É INCOMUM encontrar pessoas com a mesma postura da "Anônima". Seja com relação à SD, seja em relação ao câncer, a paralisia cerebral, a perda traumática ou não de algum membro, seja com uma hipertensão, com uma hepatite...

    Quem somos nós para dizer o que é certo ou errado? O que é normal ou anormal? São apenas pontos de vistas variados, os quais perpassam inevitavelmente pela nossa subjetividade particular.

    É FANTÁSTICO perceber que no mundo existem pessoas com a sua postura, e crianças que são afortunadas por terem como pais pessoas tão íntegras. Fiquei realmente tocada com o depoimento da anonima e com as suas posteriores reflexões.

    Um beijo grande! E parabéns pelo seu blog!

    =]]

    - Copiando do Face, porque esses elogios merecem estar em todas as redes sociais. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Quem somos nós para dizer o que é certo ou errado? O que é normal ou anormal? São apenas pontos de vistas variados, os quais perpassam inevitavelmente pela nossa subjetividade particular." - Flavinha, depois de ler seu comentário, este trecho foi o que mais me marcou: simplesmente lindo, profundo e forte.
      Obrigada pelo carinho, pelo apoio e pela amizade!

      Excluir
  2. Van, essa pessoa precisa da nossa oração. Peçamos misericórdia a Deus por ela/ele. Continue firme e forte com seus objetivos e ideais. Abraços para essa linda e abençoada família. Adriano Atta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amigo, precisa sim... E eu estou todos os dias em oração por ela.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos.

      Excluir
  3. Mite, queria te dizer uma série de coisas, te dar os parabéns e deixar claro o imenso orgulho que sinto de você. Mas tô em lágrimas aqui, não consigo ajeitar minhas ideias. Um beijo. Receba meu amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga querida. Para te tranquilizar, eu estou bem. Beijos!

      Excluir
  4. Sem palavras...simplesmente lindo!! Só quem tem filho e o ama d verdade consegue entender td q disse!!
    Deus abençoe a vida d vcs, de todos nós e de nossas crianças, todas as crinças...abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe as crianças, todas as crianças, como vc mesma disse...
      Obrigada pelo carinho, minha linda!

      Excluir
  5. Meu nome é Beatriz ,minha princesa chama se Ana Beatriz que está completando hoje 8 meses e moramos em Buriti Alegre-GO ,quero te dizer Vaneska que faço das suas minhas palavras,apesar de não ter os recursos que vçs tem ,estou fazendo tudo que está ao nosso alcance para que Ana Beatriz se desenvolva bem.Se puder envie seu e-mail para beatriz_ananias@hotmail.com,pois quero que vç conheça minha princesa que amo tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, que lindo conhecer um pouco de você! Adorei seu comentário e aguarde que entrarei em contato sim, por e-mail, estou louca para conhecer sua pequena. Já faço ideia de quanto vcs são lindas, com tanto amor por perto.
      Fique por perto, se tiver face, me adicione: Vaneska Schmidt.
      Juntos somos mais fortes!
      Um enorme beijo em vcs duas!!!

      Excluir
  6. Oi minha querida,
    Não te conheço pessoalmente, mas as vezes parece que te conheço há muito tempo por isso já te considero uma amiga.
    Te admiro muito e te acho uma pessoa muito especial.
    Precisamos orar muito por estas pessoas para que nada atrapalhe a nossa luta por mais dignidade para os nossos filhos.
    Acho que não tem um dia em que eu não perceba um olhar preconceituoso em relação ao meu filho e Graças a Deus isso não me abala, ao contrário, me dá mais força. E pelo que eu vejo com você é a mesma coisa.
    Que Deus te abençoe e também abençoe o seu Lucas, o meu Lucas e todos os outros porque eles são "UM PRESENTE DE DEUS".
    Um grande abraço!

    Michella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom amiga, também te considero assim e a cada dia estou mais apaixonada por vc e por seu Lucas lindo... fico tão feliz por ver como ele está bem!
      É isso mesmo, precisamos orar por eles e por nós, pra que tenhamos força e muita paciência para lidar com o preconceito e a intolerância de tantos.
      Que Deus nos dê a força e ainda mais amor!
      E sim, nossos filhos são presentes de Deus sim!
      Um grande beijo!

      Excluir
  7. Suas palavras transmitem muita doçura, carinho, tranquilidade e acima de tudo, muito amor. Amor este que só uma verdadeira mãe é capaz de sentir e transmitir. O que foi dito pelo anônimo não merece o mínimo de atenção, por se tratar de um comentário infeliz, feito por alguém com caráter insuficiente para colocar sequer o próprio nome.
    Obrigado mesmo por acrescentar coisas tão boas a mim, e a tantas outras pessoas que acompanham a página!
    Ueldon e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ueldon querido, obrigada pelo carinho, pelo afago e pelas palavras belas e sinceras.
      Fiquei muito feliz!
      Eu que te agradeço por me lembrar do quanto eu preciso continuar escrevendo e, como vc mesmo mencionou, acrescentando coisas boas para todos.
      Um grande beijo!

      Excluir
  8. Parabens pela atitude de em vez de borrar (nao sei se eu nao teria feito isso) fazer desse comentario nojento um tema para reflexao. So peco a Deus que essa pessoa nao seja mae ou pai de uma crianca com SD ou outra deficiencia. Das duas uma, ou e uma pessoa ignorante e nesse caso so podemos ter pena, como voce escreveu, ou e um exemplo desses tipos doentes que pertencem a organizacoes neo-nazis e que dentre tantos outros preconceitos discriminam pessoas com deficiecia. Fico torcendo para que seja o primeiro tipo, pois a ignorancia sempre pode dar lugar ao conhecimento e nova consciencia, ja a doenca do odio, essa nao tem cura e mata.

    ResponderExcluir
  9. Vaneska, estou apaixonada pelo seu blog! Ainda não sabia dessa maravilha... Realmente seu blog é maravilhoso! O que tenho a dizer é que o Lucas é LINDO!!!! E eu fiquei apaixonada por ele desde a primeira vez que o vi! Vc é uma super mãe!!! E te admiro muito! Obrigada pelas postagens, pelas belas palavras e por transmitir tanto amor!!!! Parabéns!!! Dá um beijão no Lucas! Super beijos, Julianne (filha de Vera Melo)!

    ResponderExcluir
  10. ô Jú, que fofa vc é! Eu percebi seu encanto por ele! Obrigada pelo carinho, amei!
    Beijos,
    Vaneska.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    sou mãe de uma criança com trissomia 21 e tenho refletido muito sobre o assunto e como país e mães lidam com isso.
    Tenho pensado na dificuldade que existe em criar nossos filhos nesse mundo e é ainda mais difícil quando o filho demanda algum cuidado especial.
    de fato o que tem me incomodado é as justificativas sempre passarem por Deus. Eu não me sinto uma pessoal especial pq tenho um filho com síndrome, nem acho que Deus me escolheu pra isso ou qualquer coisa do tipo. Na verdade quando vejo isso mais me parece uma maneira de apaziguar as questões que de fato incomodam. O raul meu segundo filho que tem se, não é mais nem menos especial que meu filho mais velho que não tem.
    O bem da verdade, é que eu gostaria de ter um terceiro filho e gostaria que ele não tivesse síndrome é quando assumi isso pra mim, fiquei mais aliviada, pq não acho de maneira alguma que seja fácil lhe dar com todas as questões de uma criança com down, isso inclui tudo, inclusive o preconceito e como eles (os filhos) sofrem com isso.
    E olha que sou uma mãe que tem acesso a informações, tenho carro e uma mãe que trabalhou na apae. Quando penso nas mães que não tem acesso a quase nada, penso o quanto deve ser difícil. Outra coisa que me incomoda é o Brasil ter pesquisas suficientes para dar diagnóstico de qualquer síndrome no começo, bem no começo, da gestação e não liberarem por receio a gravidez que podem ser interrompidas e justificam como sendo vontade de Deus, jamais irei concordar com isso.
    Não era minha intenção machucar ninguém, mas acho que estaria fazendo errado em não falar o que penso pq mães são projetadas para amar sem pensa e isso tudo não tem nada a ver em gostar mais ou menos do raul.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Que bom ler suas palavras! Concordo com você no quesito: "ninguém quer ter um filho com deficiência"... Também não queria não, irmã! E detesto esse papo de que são anjos, sabe?! Detesto aqueles consolos de que eu sou a mãe mais especial do mundo, sabe?!
      Nem de longe você me machucou!!! E espero que ninguém se sinta ofendido com as suas palavras, o seu ponto de vista!
      Mas, também sou mãe de dois filhos... E amo os dois imensamente, não sei nem como falar...
      É fato que não é fácil. É fato que moramos em um país complicado e preconceituoso... É triste conviver com tanto pensamento primitivo... E primitivos nós somos também...
      Bom, vou parar por aqui, mas se você quiser conversar mais, podemos fazer isso! Ganhei muitas amigas aqui no blog!
      E, a cada dia que passa, tenho mais certeza de que juntos somos mais fortes!
      Os nossos filhos nasceram com síndrome de Down, mas antes de tudo são pessoas e devem ser enxergadas como tal! Identidade, esse é o meu foco!
      Estou aqui, espero que você leia essa resposta.
      Beijos!

      Excluir

Recalculando Rota*

A ideia de escrever esse texto surge de uma necessidade absurda de expressar a minha gratidão. Sim, esse é o sentimento mais marcante dessa...